-----------
Siga-nos

Benefícios

Tudo sobre o FGTS

Anúncio

Atualmente as consultas ao FGTS assim como tantos outros serviços bancários podem ser realizados por meio de aplicativos, sites ou até mesmo nas agências de origem de sua conta. As consultas são realizadas por meios digitais da Caixa Econômica Federal, onde o cliente deve ter em mãos documentos de ordem pessoal e é preciso informar o NIS (PIS/Pasep) e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador.

Quem tem direito ao FGTS? O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, desde 05 de outubro de 1988 garante ao trabalhador uma quantia descontada de seu salário mensalmente no valor de 8% de seu salário bruto. Essa conta é destinada apenas para trabalhadores que são contratados em regime CLT.

Anúncio

O saque ocorre em situações de: fim de contrato de trabalho por tempo determinado, demissão sem justa causa, aposentadoria, por tempo de serviço, ou invalidez ou critérios correspondentes, tragédia recorrente de desastre natural, desabamentos enfim. No entanto, em março de 2022 foi publicada a decisão de liberar o saque no valor de até R $1.000,00 para trabalhadores cadastrados nos programas do governo como exemplo o novo Auxílio Brasil.

Celular FGTS ( Imagem Google)

Saque Emergencial FGTS

Anunciado em 17 de março de 2022, e publicado no Diário Oficial da União em 18 de março de 2022, pelo Governo Federal com assinatura e concessão do presidente em exercício Jair Bolsonaro, a medida deve beneficiar milhões de trabalhadores.

Além do saque emergencial de FGTS, foram anunciadas outras medidas econômicas, como por exemplo a antecipação de 13° salários para beneficiários do INSS. A liberação se dá sobre o valor total das contas de FGTS, caso  o trabalhador possua mais de uma. Sendo assim os valores devem ser limitados a R $1.000,00, e aos que receberam o saque aniversário, e ficaram com o saldo bloqueado não devem receber.

De acordo com o Governo Federal, a medida resultará em movimentação econômica o que favorece imediatamente o atual cenário, além é claro de contribuir  financeiramente com as famílias e pessoas que mais economicamente foram atingidas com a alta da inflação e o atual cenário financeiro.

A cerimônia aconteceu na tarde de quinta-feira, 17 de março de 2022, e contou com a presença do ministro da economia Paulo Guedes, o presidente da Caixa Econômica Federal Pedro Guimarães, além de diversos membros do senado e o presidente Jair Bolsonaro.

Quem pode sacar o FGTS emergencial?

O benefício é aplicado a toda a população, que tem saldo suficiente para tal. Portanto deve-se consultar o valor destinado para esta finalidade. Os pagamentos serão liberados a partir de 20 de abril, e serão retirados de contas ativas e inativas, a fim de beneficiar cerca de 42 milhões de brasileiros.

Para as pessoas com mais de uma conta no FGTS, está disponibilizado o primeiro saque em contratos ou contas que se relativizam junto aos trabalhadores. Este procedimento tem início com menor saldo, consequentemente, o mesmo irá para as demais contas que devem ser vinculadas.

Aqueles que optarem pela medida provisória que autoriza o saque aniversário do FGTS, têm seus saldos bloqueados destinados a este propósito, sendo assim não terão direito ao benefício em questão.

Não se esqueça que ao optar em fazer um saque emergencial do seu Fundo de Garantia, também fica a sua disposição outras formas de movimentações legais de recursos que continuam sendo válidos, por exemplo.

  • Demissão sem justa causa
  • Falecimento do trabalhador
  • Extinção da empresa empregatícia
  • Em casos de aposentadoria
  • Financiamento de uma habitação
  • Ao falecer o trabalhador
  • Pagamento de parcelas de um financiamento de casa

Todas estas opções podem ser feita dentro do programa financeiro mais conhecido como (SFH) Sistema de Financiamento Habitacional.

Calendário de saques

De acordo com o cronograma elaborado e disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, os saques iniciaram em 20 de abril e serão finalizados em 15 de junho, de acordo com os meses de nascimentos, confira:

  • Nascidos em janeiro recebem em 20/04
  • Para quem nasce em fevereiro o pagamento é feito dia 30 de Abril
  • Os que nasceram em março recebem dia 4 de Maio
  • Quem nasceu em Abril recebe dia 11 de Maio
  • Já os nascidos em Maio recebem dia 14 de Maio
  • E os que nasceram em Junho vão receber dia  18 de Maio
  • Para que nasce em Julho o pagamento é feito dia 21 de Maio
  • Já os que nascem em Agosto recebem dia 25 de Maio
  • Os que nascem em Setembro recebem dia 28 de Maio
  • Para quem nasceu em Setembro o pagamento está disponível dia 1 de Junho
  • Para que nasce em Outubro o pagamento acontece dia 8 de Junho
  • Já os nascidos em Novembro vão receber dia 15 de Junho
  • E os nascidos em dezembro recebem em 15/06

Sendo assim, acesse o site www.fgts.caixa.gov.br, confira se você tem saldo suficiente para esta liberação e procure pelas agências da Caixa ou lotéricas credenciadas, na data coerente ao seu benefício, para efetuar o seu saque. Ou então busque pelo aplicativo que facilitará a consulta prévia. Sigam nossa página do facebook, curtam para acompanhar as novidades que postamos aqui no site – De Olho Notícia.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *