Nouvelles
Qu'est-ce qu'un permis de conduire numérique et comment puis-je l'obtenir ?
Com a correria do dia a dia ainda mais em tempos de pandemia, é normal ao sair de casa, esquecer de levar consigo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mas isso poderá te trazer uma grande dor de cabeça caso seja solicitada a sua parada por algum comando de rotina. Isso porque pelas leis atuais, o condutor que dirigir e não transportar a sua CNH, terá de arcar com uma multa equivalente ao valor de R$ 88,38, além do mais terá o seu veículo retido até apresentação da carteira de habilitação.
Porém para que esse problema possa não mais ocorrer, desde fevereiro do ano de 2018, a CNH física também poderá ser transportada pelo condutor de forma eletrônica através de um aplicativo instalado em seu aparelho celular. A CNH eletrônica Digital é uma versão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), considerada com o mesmo valor jurídico da impressa e sua obtenção é de forma opcional.
Ela é reconhecida em todo o território nacional e comprova que o seu portador está devidamente qualificado para dirigir categorias específicas de veículos. O primeiro Estado a aderir CNH digital (também chamada de CNH-e) foi o estado de Goiás, porém em março de 2018, o aplicativo digital já estava disponível para uso em todo o território nacional.
Cnh digital (imagem Google)
Confira o passo a passo para fazer uso desse serviço digital
Antes de tudo, é preciso que o habilitado realize o seu cadastro no Portal de Serviços do Denatran através do site:
- https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/
- Instale o aplicativo com o seguinte nome: “CDT – Carteira Digital de Trânsito” em seu smartphone
- Faça um adastro de usuário para utilização
- Uma vez que o APP estiver instalado, abra-o e selecione: “Entrar com gov.br”
- Na tela seguinte basta informar o CPF e selecionar o botão “Próxima”
Em seguida você deverá informar a senha do usuário. Se por acaso o usuário não possuir conta no Gov.br, deverá obrigatoriamente criar uma. Após a criação da conta, deverá retornar a tela do aplicativo e clicar em “Entrar com gov.br”, pronto!
Após realizado esse cadastro, o motorista precisa se dirigir a um posto do Detran para assim poder confirmar seus dados de usuário cadastrado. Para aqueles que possuem o certificado digital, o processo poderá ser realizado através da internet. Esse tipo de documentação possibilita que exista a troca de forma segura de informações, garantindo completamente a identidade do emissor.
No momento que esses dados são confirmados pelo órgão, será possível solicitar um código de ativação para a versão eletrônica, que é enviado através do e-mail cadastrado. O aplicativo acabou recebendo as melhores notas quando executados, tanto na Google Play como na App Store, de fácil utilização, rápido, sem maiores bugs. Além disso, o aplicativo oferece informações valiosas: vencimento para renovação de sua CNH, aviso de recall para o seu veículo e outras comunicações consideradas essenciais.
Para o acesso, basta o usuário efetuar o login e em seguida digitar o código de ativação, em seguida deverá cadastrar uma senha de quatro dígitos para estar apto a usar sua CNH digital.
Com o aplicativo é possível visualizar a CNH frente e verso como também o QR Code. Além do mais, também possibilita fazer a exportação e compartilhar o arquivo da carteira através do email ou whatsapp, para utilizá-la em situações que exijam um documento autenticado.
Requisitos necessários para obtenção da CNH digital
A versão impressa física da CNH deverá possuir o QR Code (código de barras em formato quadrado que está localizado na parte interna do documento), sendo que todas as CNHs que foram emitidas a partir de maio do ano de 2017 já possuem o item de segurança QR, caso a sua CNH não possua esse código QR, você deverá solicitar a 2ª via do documento.
Estar com a sua habilitação em situação regular, sendo que ela não poderá estar nem suspensa e nem vencida. Não ter feito nenhuma solicitação para alteração de dados, como sobrenome por questão conjugal ou exercício de atividade remunerada.
Mais de 3.424.474 de condutores já aderiram a Carteira Nacional de Habilitação Digital somente no Estado de São Paulo. Desse montante total, 70% fizeram o download do documento só no ano de 2020, números esses que correspondem mais de 2.380.684 milhões de cidadãos. Os dados fornecidos pertencem ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Lembrando que o aplicativo não permite a condição de condução fora do território nacional.
Dúvidas e informações gerais sobre a CNH Digital
Se meu celular estiver sem internet na hora da fiscalização, poderei receber uma multa?
Não. O Denatran ressalta que a conexão com a internet somente se faz necessária apenas no primeiro acesso, após isso, o documento fica para visualização também em modo off-line, ou seja quando não existe conexão de dados.
Para quem quiser tirar dúvidas ou obter mais informações sobre a execução desse serviço, entre em contato através da Central de Serviços: 0800-728 2324. Sigam nossa página do facebook, curtam para acompanhar as novidades que postamos aqui no site – Suivre l'actualité.